10 dicas para organizar o casamento
10 dicas para organizar o casamento
O anel já está no dedo e a novidade já foi dada a toda a família e amigos! E agora por onde começar?
10 dicas para organizar o casamento
O anel já está no dedo e a novidade já foi dada a toda a família e amigos! E agora por onde começar?
As formas de escolher a data podem variar por inúmeros motivos. Pelo significado de um determinado dia para vocês, pela época do ano que mais gostam…
Uma nota importante, principalmente para a dica seguinte. Se procuram datas na chamada época alta, Maio a Setembro, os preços certamente serão mais elevados e a disponibilidade dos fornecedores menor. Se assim for, tentem reservar os serviços dos vossos fornecedores preferidos o mais atempadamente possível!
Um dos pontos mais importantes de qualquer casamento. Diferente de casal para casal. Apenas vocês é que sabem o que podem e pretendem gastar com o vosso grande dia.
Um bom ponto de partida será definirem um valor provisório para cada serviço. Logo que tenham isso definido começam, a partir daí, a ajustar valores à medida que vão consultando e contratando os vossos fornecedores.
Assim evitam surpresas desagradáveis e a concentrarem-se no que realmente acham importante para o vosso dia.
A lista que vai estar em constante actualização. Não se preocupem, é normal! O importante é terem pelo menos um esboço inicial para que se possam começar a guiar.
Este é um dado que vos vão perguntar constantemente. É importante e influencia na decisão de diversos fornecedores, entre eles o espaço onde vão fazer a vossa festa.
Atualmente os casamentos podem ter estilos completamente diferentes. Por exemplo, o casamento dos vossos sonhos passa por um estilo mais moderno ou clássico, campestre ou vintage?
Será mais fácil procurarem os fornecedores adequados se já souberem o estilo de casamento que pretendem. Vão notar que se decidem pelos fornecedores certos de forma mais célere.
Um serviço cada vez mais in voga. A realidade é que vos fará poupar imenso tempo e ajudará a que o dia decorra como planeado. Terem a possibilidade de uma pessoa vos ajudar a encontrar os fornecedores certos para o vosso estilo e orçamento é sem dúvida uma mais valia.
Resultado, menos preocupações menos cabelos brancos!
Se optarem por um casamento religioso, o mais comum será ser celebrado numa igreja, mosteiro ou templo. Dependendo do local podem ter alguns detalhes a ter em conta.
Um mosteiro, por exemplo, pode ter regras mais apertadas e a disponibilidade ser menor devido não só aos eventos religiosos, mas também, ao turismo.
O local onde os vossos convidados vão passar grande parte do tempo. É importante que seja um local que torne o dia agradável e que faça jus ao estilo que idealizaram.
Nesta altura decidem que tipo de banquete vão ter para vocês e para os vossos convidados. Dependendo do vosso estilo, pode ser mais formal, em que é praticamente todo ele sentado, ou informal podendo passar por um cocktail e um serviço de buffet.
Documentar emoções e sentimentos é algo muito especial e importante, ainda mais num casamento. Aqui está “só” a responsabilidade em capturar os melhores momentos do vosso enlace para sempre. Sem dúvida, um dos pontos onde vocês devem investir mais. Irá valer a pena, acreditem!
A maioria dos bons profissionais apenas aceitam um evento por dia. Dessa forma rapidamente ficam com a agenda preenchida. No meu caso, dificilmente fecho uma data com menos de 6 meses de antecedência.
Nós fotógrafos, temos a nossa forma de ler e interpretar o dia de casamento. Daí resultarem várias formas de se apresentar uma reportagem de casamento.
Para além da filtragem de fotógrafos que vocês fazem online, é sempre importante conhecerem-nos e falarem um pouco connosco. Acredito que não basta fazerem-se boas fotografias e apresentar um bom trabalho. Acho não só importante que vocês se identifiquem com o trabalho do fotógrafo como também com a pessoa. Haver uma certa empatia com ele é sempre bom e resulta sempre numa melhor abordagem ao dia.
Tenho por regra marcar sempre uma pequena reunião informal com os noivos. Para o tipo de registo que faço do dia de casamento é importantíssimo conhecer-vos um bocadinho e a vossa história a dois. Além de também ficarem a conhecer-me um pouco melhor e ao meu trabalho.
Uma das áreas que tem sempre algo de novo para vos apresentar.
É certo que quem faz a festa serão sempre os vossos convidados. Se eles estiverem animados e bem dispostos, o dia só pode ser de festa!
Quer optem por um Dj, um músico ou até mesmo uma banda o importante é que seja algo que mantenha o dia animado e agradável. E de acordo com o vosso estilo.
Não se esqueçam dos miúdos! A festa não é só para os graúdos. Normalmente a animação tem algumas sugestões para eles.
De resto não precisam de muito mais. Aliás, a experiência diz-me que muitas vezes o menos é mais.
Em suma, um casamento não precisa de ter mil e uma coisas para que os convidados se mantenham entretidos. Além disso, socializar naturalmente é importante, e o casamento é muitas vezes uma altura de reencontro de alguns familiares e amigos.
O Santo Graal das noivas! Deves ter em consideração que até encontrares O vestido de noiva, terás de experimentar vários e visitar diferentes locais. Portanto, é importante fazeres isso com tempo. Mesmo após a decisão estar tomada é preciso esperar pelo vestido, agendar várias provas e realizar alguns ajustes finais.
Os convites e as lembranças, normalmente, são coisas altamente personalizadas e variadas. Podem ser feitas por encomenda ou até mesmo pelos noivos. Há um mar imenso de opções.
Deixo-vos uma dica os para convites e lembranças. Se o orçamento começar a apertar e ainda não tiverem resolvido esta parte, podem dar largas à vossa imaginação com o propósito de terem algo diferente e feito por vocês. Caso não se sintam muito inspirados basta fazerem uma pesquisa, por exemplo, no Pinterest. Encontraram lá ideias geniais e diferentes!